domingo, 17 de julho de 2016

Deus tem senso de humor

Mas tu, Senhor, vais rir deles; caçoarás de todas aquelas nações. Ó tu, minha força, por ti vou aguardar; tu, ó Deus, és o meu alto refúgio. Salmos 59:8,9

Vi certo filme há algum tempo – mas não me pergunte o nome, pois esqueci – em que um dos principais personagens, em conversa com seu parceiro policial, começou a rir dele, quando o último comentou sobre seus planos de aposentadoria. 

O aspirante a aposentado se irritou com seu companheiro e lhe perguntou qual era a graça. 

O companheiro engraçadinho lhe reponde na hora: “Acho que Deus morre de rir toda vez que vê alguém fazendo planos sobre o futuro!”

A temporalidade, a passagem do tempo, sempre foi, ao mesmo tempo, nosso sonho e grande fantasma, em nossa condição de seres finitos. 

Mandamos naves espaciais, para investigarem outros planetas habitáveis (talvez para vivermos mais)... Mas aqui mesmo - na velha Terra - continuamos a morrer de picada de mosquitos!

Somos passantes, meros passageiros, ainda que nos esforcemos bastante para acreditar que somos deuses!

Acho, sim, que Deus morre de rir quando nos vê fazendo planos - como se fôssemos capazes de controlar coisas extraordinárias, como o tempo, sol ou a lua. 

Jesus, sabendo sobre o nosso pavor quanto ao futuro, nos aconselhou certa vez: “Lancem sobre Deus a ansiedade de vocês, pois Ele cuida do futuro de vocês.”

Nossa ansiedade e constante busca por controle não são capazes de mudar o curso do rio.

Um abençoada segunda-feira!