sábado, 1 de dezembro de 2012

Gotículas da Graça - Dos tempos dos bonecos de barro


Relacionamentos e a Supra modernidade.


" perdoa as nossas dívidas, assim como temos perdoado àqueles que nos ofendem" Jesus Cristo

Da mesma forma que o homem da idade média lutou contra o invencível, representado na imensidão do mar, até conseguir  dobrá-lo através das grandes navegações.

Da mesma forma que o homem ingressou na modernidade através do portal do pensamento científico, que o levou irreversivelmente ao fim da ingenuidade, ao arremessá-lo à construção social responsável compartilhada consigo e Deus.

Também hoje, há grande desafio com o qual nos deparamos, que é vencer o processo de desumanização.

Há em curso, desde o sec XX, um silencioso processo de distanciamento do semelhante, a quem devemos vencer, ou mesmo do diferente, a quem devemos, se necessário, aniquilar.

A oração sacerdotal de Jesus Cristo guarda uma clara indicação quanto ao relacionamento uns com os outros.

Somos convidados pelo professor da vida e dos relacionamentos ao exercício do perdão, e sendo assim, alertados a nos olhar uns aos outros, como membros de um mesmo corpo, que se move suprido pelo reconhecimento assertivo e sincero do que todos somos capazes e  pela singela humildade de dar ao próximo o que tanto desejamos para nós mesmos.

Chegamos à Supra-modernidade, local da história onde literalmente moramos no espaço, trocamos de coração, nos tornamos onipresentes e finalmente já vivemos cem anos. Mas, curiosa e ironicamente teremos que enfrentar algo tão antigo e original, desde os tempos dos bonecos de barro: Adão e Eva.

Reconhecer o outro como extensão de mim mesmo. Admitir que o dinamismo da vida depende do encontro. Compreender que a festa da vida perde beleza sem o próximo, e perde sentido sem seu autor, parece ser a lição de casa do sec XXI.

Um ótimo dia, sob o proveito da Graça.