terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

Gotículas da Graça - Deus gosta de flores


“Quando a Deus fizeres algum voto, não tardes em cumpri-lo; porque não se agrada de tolos. Cumpre o voto que fazes.” (Ec 5.4)
É costumeira a prática de compreendermos voto como sacrifício pessoal. É bastante comum acreditarmos que sofrimento tem a ver com aproximação de Deus e uma porta de passagem para um relacionamento estreito com o Senhor.
Não é incomum vermos pessoas se rastejarem por distâncias infinitas, levando algo sobre si, em atendimento a algum voto. E outros ficarem sem comer dias e dias, indo ao extremo de sua força física, para verem seu voto atendido diante de Deus.
Também é costumeiro dar a Deus o esforço sobre-humano em troca de ter do Senhor o atendimento das súplicas que apontam para os tantos impossíveis desejados por nós: a cura da doença; vermos o nosso nome na lista dos aprovados no concurso sonhado há tanto; a conversão do cônjuge endurecido de coração desde o namoro.
Ouvi Rubem Alves dizer algo que achei genial e nunca mais esqueci: “por que as pessoas acham que Deus não gosta de flores...”.
Sim, compreendo e concordo com Rubem Alves.
Por que as pessoas não fazem votos a Deus em troca de flores, muitas flores?
Deus é legal, leve, tem bom gosto, não se agrada de sacrifício, mas de gente sincera e construtora de felicidade.
Deus não sorri à toa, mas sorri gratuita e generosamente. Deus gosta de orquídea, rosa, angélica, bouvardia, centáurea e tantas outras flores.

Quero me encorajar a oferecer flores, muitas flores a Deus, em nome de votos que sei que não os mereço ver atendidos. Mas, mesmo assim, eu os quero pedir a Deus, e sem esses usuais sacrifícios, esses que promovem dores e sofrimentos, mas, muito ao contrário, rogo ao bom Pai dos céus que me atenda, mas o que lhe oferecerei em troca serão flores, muitas flores.